Prefeitura iniciará mapeamento do despejo de águas pluviais das residências na Rede de Esgoto

Devido ao grande volume de Águas Pluviais que a Estação de Tratamento de Esgoto vem recebendo acima da sua capacidade, o que prejudica o tratamento destes esgotos, a Prefeitura de São Joaquim da Barra informa que a partir de 25 de outubro de 2021, serão efetuados os serviços de mapeamento do despejo de Águas Pluviais das residências na Rede de Esgoto. Começando pelo bairro João Mattaraia e seguindo para o Júlio de Lollo.

O Decreto do Estado de São Paulo nº 5.916/75 determina que os imóveis tenham duas saídas:

Saída de esgoto: recolhe os resíduos dos vasos sanitários, chuveiros, pias e tanques;
Saída pluvial: reúne a água da chuva que escoa por ralos e calhas.

Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para o tratamento e as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios.

Para evitar obstruções, também é importante que óleo de cozinha e resíduos sólidos, como restos de comida, fio dental, absorventes e preservativos, não sejam descartados no vaso sanitário ou no ralo da pia. O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e garantir o bem-estar da população.

Os funcionários designados para esse serviço – identificados com crachás e fotos – deverão entrar nas residências e comércios para efetuar o mapeamento, que vai contribuir para a qualidade de vida dos munícipes de São Joaquim da Barra.

Em caso de dúvidas ligue para o telefone (16) 3010-9022.