Conscientização contra a dengue e trabalho de nebulização veicular (fumacê) nos bairros de São Joaquim da Barra

A Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra realiza semanalmente a conscientização contra a dengue, retirada dos criadouros dos bairros e, também, o fumacê, que acontece geralmente às sextas-feiras. São ações que vêm trazendo resultados positivos, já que até o momento a cidade não registrou nenhum caso da doença.

Além do enfrentamento ao Covid-19, a população precisa estar atenta à proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus.

Com hábitos diurnos, o mosquito costuma picar ao amanhecer e entardecer. A reprodução acontece em locais que eventualmente podem acumular água.

Prevenção

Existem diversas formas rápidas e eficientes no combate ao mosquito:

• Evite o acúmulo de água parada;
  • Limpe semanalmente ou preencha os pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe ralos e canaletas externas;
  • Limpe e tampe caixas d'água e cisternas;
  • Remova o lixo acumulado;
  • Mantenha as calhas limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas para baixo.

Sintomas

Os sintomas da dengue são: dor no corpo, fadiga, dor de cabeça, febre alta, perda de apetite, dor abdominal, dor muscular e manchas vermelhas no corpo.

Em casos de segundo ou terceiro episódio da doença há riscos de desenvolver sintomas mais graves, como a dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue.

Na dengue hemorrágica a pessoa infectada sofre alterações na coagulação sanguínea. Inicialmente os sintomas são parecidos com a dengue comum, mas após o terceiro ou quarto dia se agrava causando hemorragia.

Já a síndrome do choque é a complicação mais séria da dengue. Entre os sintomas há a queda ou ausência da pressão arterial, acompanhada de inquietação, palidez e perda de consciência. Podendo desenvolver complicações neurológicas e cardiorrespiratórias.

Por isso, é importante que a população mantenha os ambientes limpos e sem recipientes propícios para a disseminação do mosquito.

Atalhos de navegação:

Carregando... Por Favor, aguarde...