Estratégias eficientes: controle e combate à Leishmaniose
Veja algumas dicas!
Controle e Combate à LEISHMANIOSE. Proteja sua família e seu animal!
O que é?
A Leishmaniose é uma zoonose transmitida pela picada de um mosquito que pode atingir tanto humanos quanto animais – em especial os cães. Não é transmitida diretamente de humano para humano ou do cão para o humano. Há necessidade da picada do mosquito infectado para a transmissão da doença.
Qual mosquito transmite a doença?
O mosquito transmissor da Leishmaniose é conhecido popularmente como birigui, mosquito-palha, mosquito-pólvora ou cangalhinha. Ele é menor que um pernilongo comum, é encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas e matéria orgânica, ao entardecer.
Como as pessoas e os cães pegam a doença?
O ser humano e os cães adquirem a doença ao serem picados pelo mosquito infectado. A doença pode levar de meses até anos para se desenvolver após a picada.
Quais os sintomas?
Nos cães: Úlceras na pele; Descamação e ressecamento no focinho, orelhas e patas; Perda de peso; Crescimento acentuado das unhas.
Nas pessoas: Úlceras na pele ou nas mucosas; Febre; Cansaço; Perda de apetite; Perda de peso; Palidez da pele e das mucosas; Aumento de tamanho do fígado e do baço.
- Como devemos nos prevenir? Combatendo o mosquito! Veja algumas dicas:
• Use repelentes e roupas compridas que protejam o corpo;
• Use coleiras ou spray repelentes nos cães;
• Evite manter abrigos de animais próximos da residência, como canil, chiqueiro e galinheiro;
• Evite o acúmulo de lixo e detritos nas residências.