Hepatite D: sintomas, transmissão, diagnóstico e prevenção
A doença é a menos comum entre as hepatites e tem transmissão parecida com o tipo B da hepatite
A hepatite D é uma doença infecciosa causada pelo vírus D da hepatite (HDV), conhecido também como Delta. A doença não é comum no Brasil, pois para que haja a infecção é preciso ter a presença do vírus B da hepatite.
Inclusive, a transmissão da doença é idêntica a da hepatite B: transmitida por meio da relação sexual, compartilhamento de objetos de uso pessoal, como lâmina de barbear, escova de dente, alicate de unha, etc.
Como os outros tipos de hepatites, a HDV também não costuma apresentar sintomas. Quando presentes, os sinais da doença se manifestam através de cansaço, tontura, enjoo ou vômitos, febre, dor abdominal, urina escura, fezes claras, pele e olhos amarelados.
O diagnóstico da doença é feito por meio de exames que detecte anticorpos anti-HDV. Caso a hepatite D for confirmada é preciso iniciar o tratamento, disponibilizado gratuitamente pelo SUS.
Para se prevenir da doença é necessário se vacinar contra a hepatite B. A vacina está disponível nas salas de vacinação da cidade. Além disso, é preciso se proteger durante as relações sexuais e não compartilhar itens de higiene pessoal.
Em caso de sintomas, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.