Parabéns à nossa cidade!
Há 123 anos nascia o povoado de São Joaquim da Barra.
A cidade já foi batizada de Jussara, Capão do meio, São Joaquim de Nuporanga, São Joaquim e, por fim, o nome conhecido por toda a população: São Joaquim da Barra.
O povoamento do Sertão do Rio Pardo – onde está localizada a cidade – iniciou principalmente após a chegada de entrantes da Província de Minas Gerais. A migração ocorreu devido ao declínio da economia mineradora. Esses migrantes se tornaram os principais responsáveis pela criação de vilas e freguesias na região.
No final do século 19, os trilhos da Cia. de Estrada de Ferro Mogiana, Ramal Igarapava, abriam caminhos em direção a novos produtores de café. Fazendeiros movidos pelo interesse que a locomotiva proporcionaria, iniciaram a formação de um núcleo urbano.
Deste modo, São Joaquim da Barra se origina de seis fazendas: São Joaquim, São Pedro, Santo Antônio, Invernada e Santo Inácio.
Como as criações de cidades a partir de patrimônios religiosos era comum na época, após a construção da Capela São Joaquim, o entorno se desenvolveu.
Parabéns São Joaquim da Barra pelos seus 123 anos.
